Tuesday, January 4, 2011

Another version


Em conversa com um amigo há uns dias atrás, dei comigo, inevitavelmente, a pensar em todas as mudanças que 3 anos de emigração proporcionam. Há alturas em que tudo é amado e desejado: a instabilidade do clima Irlandês, os double deckers azuis e amarelos, a multiculturalidade da multidão, os cafés e meias de leite em copos de papel (soja como opção), os pubs com a sua madeira velha e coçada e inúmeros sinais e placas metálicas na parede, o frio cortante nos meses de Inverno que dá brilho à boémia citadina. Mas nem sempre vivemos em clima de lua de mel... às vezes é mesmo lua de fel. Olhamos ao espelho e notamos a palidez resultante da fraca exposição solar, sentimos falta de dar 60 cent que seja por um café decente, não ouvimos as gargalhadas que nos são familiares, todos são estranhos e o que outrora era a nossa rotina, passa a memória saudosista de algo que se perdeu na viagem.
Mas... lá está, a mudança é algo tao natural como o ar que entra em cada inspiração e nos abandona ao expirar.
Quem conhece a versão original desta música sabe que é completamente diferente... Esta versão é mais suave, intimista. E talvez seja possivel establecer o paralelo entre a música e... bem, a emigração. Quando tomamos a decisão consciente de sermos os mesmo noutro lado, não deixamos de ser quem somos, a essência é a mesma. Mas, naturalmente, adaptamo-nos e criamos uma versão diferente de nós mesmos, mantendo a identidade original.
A música Summertime, dos irmãos Gershwin, mantém o record de maior número de covers no mundo inteiro. Poderia ter ido por aí... mas acho que "in for the kill" descreve melhor o que é largar tudo e mergulhar de cabeça em água gelada.

1 comment:

Unknown said...

Café decente e claro um bom pastel de nata quentinho isso é o que mais sinto falta aqui em Dublin! Mas quando formos de férias lá iremos matar saudades! Abraços!