Sunday, January 16, 2011

Atchoo

Ai ai... Eu bem que queria que o título fosse alusivo a um dos 7 anões da Branca de Neve (a da Disney, não a farinha) porque seria sinal de mais uma das minhas fantásticas metaforas e analogias que não fazem qualquer sentido à maior parte dos comuns mortais. Mas não, é bem mais simples do que isso.
Ao contrário de um mito urbano no qual os profissionais de saúde não ficam doentes, aqui a "je" está rodeada de lenços de papel, alapada no sofá a ver séries televisivas de manta pelos joelhos e caneca de chá na mão (gengibre, limão e canela seria o ideal...). Ah, pois é, a enfermeira ficou doente. E agora, quem cuida de mim? Há uns anos atrás teria a Mrs RP a tratar-me da saúde: "Queres canjinha? Eu vou aquecer-te uma caneca de leite. Toma o Cêgripe." Mas a independência e a emigração não estou livres dos seus "senões" e alçapões de rede social: os amigos trabalham ao fim de semana ou foram para a casórios no Brasil. Assim sendo, resta-me continuar de molho ou no choco (como preferirem), a sobreviver com as minhas próprias mezinhas caseiras e com paracetamol 1g. Também já me disseram para comer alho... No entanto, a minha vontade de matar os seres vivos que me rodeiam num raio de 300m é pouca. Além disso, apesar de as minhas papilas gustativas e nódulos olfactivos não estarem no seu melhor, ainda funcionam.
De qualquer maneira, o tempo livre (usado na "cura" desta verdadeira bodega) vai servir para assentar a minha teoria de migração, genética e movimentos nómadas, que espero partilhar dentro de breves... herrrr... semanas, vá.
Até lá, que Deus me abafe (agasalhe vá), que São Brás me tire a tosse (o catarro e a rouquidão) e os Santinhos todos levem daqui o espirro.

No comments: