Saturday, June 12, 2010

Open for business

Nº 137... Ainda me esperam 41 números ao entrar neste local aprazível que é o Tax Office em O´Connell Street (ali bem ao ladinho do Burger King, numa ruela escondida e de movimento semi-suspeito).
Carpete cinzenta, paretes brancas e cadeiras corridas, alinhadas, em madeira de bétula e assento de tecido avermelhado. As Tvs em modo de silêncio mostram imagens da Sky News (e queriam eles ver-se livre dos britânicos). Vários screens salpicam a sala com os nºs dos tickets a serem atendidos naquele momento e a desk correspondente para onde se dirigir. Para que ninguém se perca há um mapa e tudo com um alegre "Você está aqui" e que vai piscando a localização da desk. A voz robótica que anuncia a (agonizante) mudança de números soa distorcida "Would ticket number ABC Please go to desk nºXYZ".
O enfado e a modorra são generalizados. Da última vez que cá estive fui atendida com um sorriso e simpatia por um funcionário extremamente prestável (algo raro em serviços públicos). Espero que aconteça o mesmo desta vez... Motivo? As aulas de Massagem Infantil e declaração dos rendimentos delas provenientes nos impostos.
45min depois chamam por mim. A funcionária igualmente empática e prestável entrega-me uma formulário para as mãos, circula os pontos importantes à medida que me explica o dito cujo do papel e responde às minhas perguntas de businesswoman/entrepeneur inexperiente e que quer jogar by the book.
E é assim que volto para casa. Saltitando por achar que vou fazer algo de fantástico ao pagar impostos e que isso é de louvar. Agora só falta preencher o papel e enviá-lo pelo correio. Welcome to brand new more difficult tax world!